background: "fff": margin:10 auto 10:

domingo, 28 de setembro de 2008

CONHECENDO O SEU INIMIGO

APOSTILA SOBRE

CONHECENDO O SEU INIMIGO E SUA FORÇA



“ Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. “ 1 Pedro 5:8


Por: Anderson Dias Meyer
Índice

Introdução
Capitulo I: Satanás e sua origem
1. Sua origem
1.2. O estado original de Satanás
1.3. A relação figurada com o rei de Tiro
1.4. Algumas características originais antes da queda

Capitulo II: A queda de Lúcifer
1. A queda de Lúcifer
2.1. A queda de Lúcifer resultou sua própria escolha
2.2. Referências a queda de Lúcifer

Capitulo III: Nomes e Títulos
3.1. Os nomes e Títulos relacionado com o Diabo
3.2. Nomes Populares de Satanás
3.3. Seu nome em várias línguas
3.4. Ensino concernente a Satanás
3.5. O caráter do Diabo

Capitulo IV: O poder de Satanás e sua atuação
4. O poder de Satanás
4.1. Satanás e sua obra maligna
4.2. Os cristão em relação ao Diabo
4.3 Os ímpios em relação a Satanás
4.4. Como o crente poderá defender-se contra Satanás
4.5. Satanás é deus ?
4.6. Quatro verdade abaixo diz que o Diabo não é deus
4.7. O ser Satânico que desafiou a deidade de Cristo
4.8. Invasão Satânica, entrada de Satanás em corações humanos
4.9. Satanás é Arqui-Enganador, tenta arruinar os homens
4.1.0. Satanás é limitado em poder
4.1.1. Os ardis de Satanás
4.1.2 Por que Deus tolera Satanás aqui no mundo
4.1.3 Quem é Lúcifer hoje

Capitulo V: Adversário e sua personalidade
5. O adversário do plano de Deus a respeito da humanidade
5.1. O adversário de Cristo
5.2. O adversário dos cristão

Conclusão
Bibliografia

Introdução


O diabo, os demônios realmente existem? Qual é a forma o feito a aparência do diabo e dos demônios ? Será que tudo isto não é história para amedrontar as pessoas ? ... Perguntas como estas, estão na cabeça de muitas gente. Entretanto, há uma resposta que termina de uma vez por todas com estas indagações.

Alguns afirmam que não existe tal ser, o diabo, mas depois de observar-se o mal que existe no mundo, é lógico que se pergunte: “ Quem continua a fazer a obra de satanás a sua ausência? Se é que ele não existe?

2 Provas da existência do diabo

1°. A bíblia sagrada, as Santas escrituras afirmam que ele existe ele é real. Leia todas estas passagem I João 3.8, Lucas 10.18, Mateus 4.11-11, Zacarias 3.1, II Coríntios 11.14, Atos 5.7, Efésios 6.11.

2º. O mal que impera no mundo sem distinção de classes ou pessoas. Cada dia aumenta mais e mais, provando a existência de um poder maligno em plena operação. Observe as seguintes passagem das escrituras: Gênesis 6.12, I Reis 19.10, Salmos 12.1, Isaías 59.14, Miquéias 7.2, Eclesiastes 9.3, Romanos 1.29, Lucas 11.26, Lucas 8.30.

O nosso inimigo, de acordo com a bíblia, é astuto e argiloso. Sabemos que em tática de guerra militar o tanto que se conhece o inimigo é de grande importância; chegando a ser o fator decisivo da batalha. No mundo espiritual não é diferente, a batalha é inevitável e lutar da maneira correta é vital. A palavra de Deus não nos foi deixada em vão, mas com o propósito de crescermos na graça e no conhecimento: “...antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo “ ( 2 Pedro 3.18 ). Sabemos de vários irmãos, que ludibriados pelo inimigo, sofreram e sofrem grandes aflições. O Senhor não nos quer por baixo, mas por cima, pois o inimigo já foi posto embaixo dos nossos pés. Quando descobrimos quanto autoridade temos e quais as táticas inimigas nos formamos vencedores. Acredito que o amado que lerá esta apostila receberá informações que lhe abrirão os olhos para ver e discernir qual a melhor maneira de agir. “ Sujeitai-vos, pois a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós ( Tiago 4.7 ) ”. Quando sabemos onde é o nosso lugar e posição colocamos o inimigo em cheque e obtemos a vitória no nome de Jesus.

Capitulo I. Satanás e sua origem

2. Sua origem:


Leia Isaías 14.12-15, Ezequiel 28.12-19

Deus criou Lúcifer para ocupar uma altíssima posição no céu.

Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.
A concepção popular de um diabo com chifres, pé de cabra, e de aparência horrível teve sua origem na mitologia pagã e não bíblica. De acordo com as escrituras Satanás era originalmente Lúcifer ( literalmente o que leva a luz ), o mais glorioso dos anjos.

Notemos os antecedente históricos nos capítulos 14 de Isaías e 28 de Ezequiel . Muito tem perguntado: “ por que os reis da Babilônia e de Tiro são mencionados primeiramente ? antes de relatar-se a queda de Satanás ? ” . A resposta é : o profeta descreveu a queda de Satanás tendo em vista um propósito prático. Alguns dois reis de Babilônia e Tiro reivindicaram adoração como seres divinos, o que é uma blasfêmia ( vide Daniel 3.1-15; Apocalipse 13.15; Ezequiel 28.2; Atos 12.20-23 ), e faziam de seus súditos o jogo de sua ambição cruel. Para poder admoestar os tais, os inspirados profetas de Deus afastaram o véu do obscuro passado e descreveram a queda do anjo rebelde, que disse “ Eu serei igual a Deus ”. Esta é a lição prática: Se Deus castigou o blasfemo orgulhoso desse anjo de tão alta categoria, como deixará de julgar a qualquer rei que se atreva a usurpar o seu lugar? Notemos como Satanás procurou contagiar nossos primeiros pais com o seu orgulho.( vide Gênesis 3.5; Isaías 14.14 ). Notemos como o frustrado orgulho e ambição ainda o consome, a ponto de desejar ser adorado ( Mateus 4.9 ) como “ deus deste mundo ” ( 2 Corintios 4.4 ), uma ambição que temporariamente será satisfeita quando ele encarnar o anticristo. ( Apocalipse 13.4 ).

1. 2. O Estado original de Satanás

O testo de Ezequiel é uma profecia com sentido duplo. Inicialmente, os primeiros dez versículos falam do “ príncipe de Tiro ” para referir-se ao seu orgulho que levou a exaltar-se igual a divindade. Por isso, o seu julgamento foi inevitável. Em segundo plano, a profecia tem uma referência direta a Lúcifer.

1.3. A relação figurada com o rei de Tiro.

( Leia Ezequiel 28.1-10 )
Nos primeiros dez versículos, o rei de Tiro é apresentado literalmente como alguém conhecido na história como Thobal ( ou Ithobaal II ) que reinou em 586 a .C. naquele período, Thobal, como rei de Tiro, uma cidade – reino, encheu-se de orgulho e presunção, imaginando-se um deus. Há uma relação nos títulos de “ príncipe ” e “ rei ”, porque trata do mesmo personagem.

O profeta fala do “ príncipe de Tiro ” e mais ainda fala do “ rei de Tiro ”. Quando fala de “ príncipe ”, apresenta-o como um homem vaidoso e presunçoso, que se imaginava um deus. Passa a ter um sentido mais espiritual, e desse modo, entende-se que se trata, comparativamente, de outro rei, chamado Lúcifer, influenciados espiritual do príncipe literal. Thobal, o príncipe, imaginava a sua cidade como inexpugnável por estar construída sobre uma rocha.

2.4. Algumas características originais antes da queda.

( Leia Ezequiel 28.12-19 )

O texto indica que Lúcifer era possuidor de elevada distinção e detentor de honrosos títulos e posições, conforme destacaremos:

a) “ O aferidor da medida ” vs. 12

A palavra “ selo ” ( aferidor ) é uma tradução fiel do original hebraico, porque significa que ele era a imagem perfeita da criação divina e uma imagem perfeita da criação divina e uma imagem refletida em si mesmo que lhe conferia o privilégio de ser a mais bela e inteligente criatura de Deus.

b) “ Estava no Éden, jardim de Deus ” vs. 13

De acordo com Dr. Olson, em seu livro “ O plano Divino Através dos Séculos ” o Éden de Lúcifer não é do tempo de Adão, em que o diabo entrou como rebelde usurpador. Acredita-se ser um Éden anterior ao qual Lúcifer presidia e ocupava alta posição.

É interessante a menção sobre pedras preciosas existentes no jardim do Éden tem um sentido figurado para ilustrar os privilégios dessa criatura chamada Lúcifer, personificada no texto como “ o rei de Tiro ”. O ornamento de pedras preciosas desse personagem indica a grandeza e a beleza de sua aparência era nada menos que magnifica, e esta era enfatizada pela sua roupa. Seus adereços pessoas eram esplêndidos e indicavam altíssima posição. Ele era coberto com uma brilhante coleção de pedras preciosas. Quando estas jóias são juntamente mencionadas nas Escrituras, elas tem a ver com a própria presença de Deus. Era um tipo da glória tipificada e representada por Lúcifer antes da queda.

c) “ No dia em que foste criado ” vs.13

É importante essa expressão porque declara que Lúcifer é um ser criado por Deus. Como criatura de Deus não lhe da o direito de imaginar-se tão superior a ponto de querer ser igual a Deus.

d) “ Querubim ungido para proteger ” vs.14

Lúcifer era também um querubim, uma das classes mais altas de anjos associados com a glória e a presença de Deus. Quando Deus instruiu Moisés a construir a arca da aliança, Ele lhe disse para colocar dois querubins no seu topo olhando para o propiciatório ( Êxodo 37.9 ). Suas asas deveriam cobrir o propiciatório, e esta é a mesma palavra para cobertura usada em Ezequiel 28.13,14.

Querubins também eram bordados no véu ou tela que separava o aposento mais íntimo do tabernáculo, o Santo dos Santos, do aposento externo, o lugar santo. Eles eram símbolos terrenos da sala do trono celestial de Deus. A palavra “ véu “ é a mesma palavra traduzida “ cobrindo ”. Aparentemente a posição de Lúcifer na sala do trono de Deus envolvia pessoal cobertura do trono de Deus com a suas asas. Ele ocupava na verdade uma posição altíssima.

Na descrição profética de Ezequiel, Lúficer pertencia a mais alta classe de seres angélicas. Sua relação com Deus manifestava-se em sua função específica de proteger o trono de Deus. Esse ministério de proteção dos querubins tem a ver com a incumbência de preservar toda a criação divina ( Gênesis 3.24; Êxodo 25.17-20; Salmo 80.1 ).

e) “ Perfeito eras no teus caminhos ”.vs.15
Isaías 14.12 compara o rei de Babilônia à pessoa de Lúcifer “ estrela da manhã ”. Naqueles tempos já existia a história de um anjo perfeito, dos mais gloriosos, que, querendo elevar-se acima do seu nível, foi precipitado à destruição. A bíblia não dedica muitas linhas aos fatos ocorridos nos céus; da mesma forma, só o primeiro versículo de Gênesis se refere à criação do universo inteiro, daí a narrativa se limitar às origens da terra, e depois, à história da raça humana. Compreende-se, porém, que há uma alusão à pessoa de Satanás e que a soberba entrega a pessoa nas mãos dele.
A frase tem na conjugação verbal ser no passado “ eras ”, a história antiga de Lúcifer, como alguém que escondia em seu interior a iniquidade da vaidade e do orgulho.

Capitulo II. A queda de Lúcifer

2. A queda de Lúcifer

A descrição da glória do anjo de luz, ou Lúficer, ( este é nome latino e não consta no texto bíblico ), nos dá um quadro real do poder deste anjo. Os demais textos na palavra de Deus, entretanto, falam dele e o mencionam como Satanás, Serpente e Dragão, sempre descrevendo-o com um caráter maligno. Mas se ele tinha tanta glória, honra e autoridade, por que teve uma queda tão violenta? A locução profética nos diz assim:
“ Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti ”.
Ele não soube se manter em sua posição de honra e por isso a iniqüidade entrou nele. Devido à grandeza de seu ofício e da extensão de autoridade, tendo em vista que toda a malícia celestial se submetia às suas ordens, Lúcifer achou que entre ele e Deus a distância era mui pequena e quis igualar-se a Ele. Enganou-se. O Senhor percebeu que o ser que Ele criara, mudara o seu comportamento. Imagino que Satanás não mais prestava contas de seu trabalho, não comparecia diante de Deus para saber o ofícios e obra para aquele dia começou a fazer as coisas por sua própria conta. Já não se conduzia dentro dos limites da extensão de sua autoridade. Começou a extrapolar-se, Deus viu e não gostou.

2.1. A queda de Lúcifer resultou de sua própria escolha.

Deus estabeleceu a soberana vontade para ser obedecida e apreciada por seus anjos. Entretanto, a vontade divina não seria obedecida por forças, mas livremente. É por esse princípio que podemos entender a causa da queda de Lúcifer. A escritura de Isaías 14 é tipológica. A fala do rei Nabucodonosor, um outro rei ilustrando à semelhança de Thobal, rei de Tiro. O que percebeu a queda de Lúcifer foi a sua ilusão e engano acerca do próprio poder nas hostes angelicais.
Imaginando-se superior a todos os demais anjos criados, pretendeu tomar o lugar do criador. Vou destacar cinco afirmativas descritas em Isaías 14.13,14 revelam as pretensões de Lúcifer:

a) “ Eu subirei ao céu ”.
Uma tentativa de estar acima de toda a criação e do próprio Deus
b) “ Acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono ”
Quando se refere às estrelas de Deus, ele estava falando dos demais anjos criados.
c) “ No monte da congregação me assentarei ”.
Entre os babilônios havia a lenda de um Olimpo dos deuses, chamado Aralu, no extremo norte, onde os deuses das nações se congregariam; a verdade que se esconde na lenda é que o monte da congregação refere-se ao lugar do trono de Deus onde ele queria assentar-se.
d) “ Subirei acima das mais altas nuvens ”.
Mas uma vez, ele revela sua intenção presunçosa de superioridade.
e) “ Serei semelhante ao Altíssimo ”.
Aqui estava a mais grave das pretensões de Lúcifer. Ele queria colocar-se na posição unilateral em relação ao Criador.

f) A queda de Lúcifer foi inevitável e conseqüente.
Sua avidez insireada de querer ser igual a Deus, aguçou o interesse de grande número de anjos que resolveu acompanhá-lo. Por esse ato pecaminoso contra o Criador, Lúcifer foi destituído de suas funções celestiais e condenado a execução eterna. Mas ele continua como o instigador do pecado no mundo ( Romanos 7.14 ).

2.2. Referências a queda de Lúcifer.
a) Isaías 14.12-19

b) Ezequiel 28.12-19
c) Lucas 10.18
d) Apocalipse 12.7-9

2.3. O QUE INSTIGOU O PECADO DE LÚCIFER?
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. —Provérbios 16:18
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei- te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. —Ezequiel 28:17
O destino do rebelde
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás. —Ezequiel 28:18, 19
Qualquer criatura está sujeita ao Criador
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. —Salmo 100:2, 3

2.4. A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DE LÚCIFER.
Sua vontade contra a vontade de Deus.
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

Destruição das obras na terra.

Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir para casa?...
Mas tu és lançado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados à espada, cujo cadáver desce à cova e é pisado de pedras. —Isaías 14:12-19

Capitulo III. Nome e títulos

3. Nomes e Títulos:
As qualificações do caráter de Satanás são indicadas pelos seguintes títulos nomes pelos quais é conhecidos:

a) Abadon. ( Hebraico Abaddon ) ou Apolion ( Grego Apollyon ). Essas palavras das línguas hebraicas e gregas, respectivamente, tem o mesmo sentido na bíblica e significam “ destruidor (Apocalipse 9.11) “. Portanto, destruição é uma característica das obras de Satanás ( Lucas 11.18,19; Marcos 3.14-27 ).
Ele tenta destruir tudo o que é santo e puro, tudo o que é prescioso para Deus de modo específico, ele aparece no livro de Apocalipse 9.11, como o anjo do abismo, identificando como Abadom ou Apolion.

b) Asmodeu (Asmodeus, Chasmoday, Sidonay): O Destruidor, é um dos mais antigos demônios, o pai dos jogos, do mistério e da perversidade. Ele não e de conversas ou diálogos, mas isso de modo algum representa modéstia. Sua meta é a destruição aos que a merecem. Seu mês é Novembro sua meta é a destruição aos que a merecem.

c) Astaroth: Seu nome tem origem no hebraico, que significa "Multidão", "Assembléia", "Rebanho". Poderoso mas desventurado, afirmam ter sido condenado injustamente à sua situação. Patrono dos banqueiros e homens de negócios, representa a ganância e a confirmação da posse. Sua natureza é extremamente cooperativa, de certo devido a sua personalidade comercial. Ele também governa as paixões por jogo a dinheiro, mesmo sendo de personalidade extremamente possessiva, ele nunca irá roubar, dando preferências a pactos e ao comércio. Rege o mês de agosto.

d) Baal: O comandante das Tropas do Inferno, ou seja uma das maiores potências militares dentre os demônios. Sabe-se também de sua natureza hermafrodita e que já foi adorados por caldeus , babilônios e israelitas. . Governa o mês de Outubro e os ventos de outono .
e) Baalberit: E chamado de "O Arquivista". É advogado astucioso e possui uma prodigiosa memória. Os fenícios o tomavam como testemunha de seus juramentos. Entre os séculos XV e XVII, apareceu invocado com freqüência nos grimórios populares como campeão de causas perdidas. Seu mês é Novembro sua meta é a destruição aos que a merecem. Preside o mês de junho.

f) Belial: Seu nome deriva do hebraico e significa Rebelde, Profano. O Desprezível e/ou Desobediente. Dentre suas características destaca-se a mania de mentir . Aparece sempre com uma beleza sobre humana, apesar da igreja e da tradição católica sempre representa-lo com as mais grotescas das formas. Este grande corruptor especializou-se em seduzir adolescentes, mas é verdade que paga os seus favores com uma devota proteção. O inferno nunca recebeu espírito mais dissoluto, mais bêbado, nem mais enamorado enquanto o céu nunca perdeu mais formoso habitante. Sabe-se que Belial foi um dos primeiros anjos a aderir a Rebelião de Lúcifer e que foi o que mais arrastou outros consigo, ele é um ícone de todos as rebeldes e inconformados sendo de natureza louca e de pouca profundidade filosófica, altamente destrutivo. Seu mês é Novembro sua meta é a destruição aos que a merecem.
g) Belphegor (Belfegor): Demônio dos inventores, dos descobrimentos e das soluções engenhosas. Um fato peculiar que pode ser estudado é a de que ele sempre se apresenta de boca aberta. Seus adoradores lhe rendem culto servindo-se de gretas e fendas, através das quais lançam as suas oferendas. Muitas vezes é visualizado como “uma aparência feminina de deslumbrante juventude e beleza”. Governa o mês de abril.
h) Belzebu. ( Mateus 10.25; 12.24,27 ). Seu nome significa "O Senhor das Moscas". Esse título tinha uma relação com um deus pagão de Ecrom, por nome Baal-Zebub ou baal-Zebul. No Novo Testamento, esse nome aparece como Belzebu, cuja atribuição dada pelos Judeus do tempo de Cristo era o de “ príncipe dos demônios ( Mateus 10.25; Marcos 3.22 ) ”. Como os judeus usavam esse nome com um tom de escárnio, porque o nome referia-se a um ídolo pagão, Jesus, sem reserva nem qualquer pudor, identificou Belzebu como Satanás ( Lucas 11.18,19; Marcos 3.24-27).
Alguns estudiosos afirmam que desde mil anos atrás é ele que domina o inferno. Talvez em razão a imensidade do seu poder e do pavor que seu prestigio provoca, sua iconografia é contraditória assim como os dados que possuímos a seu respeito. Como na maioria das escrituras sobre os demônios uma lenda negra foi escrita para Belzebu, mas sem contar estes conceitos cristãos impostos dizem que ele possui feições que refletem grande sabedoria e um ar ameaçador. Seu mês é Novembro sua meta é a destruição aos que a merecem.

I) Diabo. ( do Grego diabolos, caluniador ). Esse nome uma transcrição do vocábulo grego “ diabolos ” que significa “ caluniador, acusador ( Apocalipse 12.10 ) ”. Essa característica ele demostrou como uma das suas tarefas mais terríveis e maleficas.
Como Diabo, esse ente mostra que uma de suas principais ocupações é caluniar tanto a Deus ( Gênesis 3.2,4,5 ) como ao homem ( Apocalipse 12.10; Jó 1.9; Zacarias 3.1,2 ; Lucas 22.31 ) . A mentira é o seu ofício. Suas mentiras vão desde os mais grosseiros palavreados às mais falácias.
j) Leviatã: Do hebraico: "Serpente Tortuosa". Grande Almirante do Inferno e Senhor dos Mares, favorece os homens e as mulheres que gostam de correr o mundo, servindo-lhes para obter fama e honras. Também é chamado de "O Grande Embusteiro", pela facilidade com que triunfa em lances políticos, tratados comerciais e intrigas palacianas. Toma quando é visto aspectos multiformes estonteantes e vertiginosos. Especializa-se em possuir as mulheres famosas. Suas festividades são celebradas no mês de fevereiro é patrono da Melancolia e da Poesia.

l) Lilith: Em grego-hécate; “A que fere de longe", no hebraico Lilith significa "A Noturna". Mulher bonita e silenciosa, com uma profunda solidão. A Serpente da Sedução, a Mãe da Luxúria. Setembro é o seu mês. Uma coisa importante sobre Lilith. É considerado o Portal de Lúcifer, uma vez que todos os caminhos dela realizam Lúcifer. Em Astrologia, sua influência foi cientificamente provada em 22/11/1897 por Waltemath. Neste ano, uma centena de anos depois, a força obscura da natureza humana feminina estará crescendo rápida pelo mundo. De qualquer modo, ela é um arquétipo muito antigo, perdido no tempo.

m) Lúcifer. ( do Lat. Luciferus, aquele que traz a luz ). Assim o príncipe das trevas é descrito teologicamente.
Esse nome aparece literalmente na bíblia. Na linguagem figurada de Isaías 14.12, o nome Lúcifer aparece vinculado a expressão “ Filho da Alva ”. Os babilônicos criam que os astros celestes ou estrelas fossem seres angelicais, por isso “ um filho da Alva ” representava a primeira luz da manhã, e Lúcifer, em seu estado possuía esta característica.
É um dos mais belos dentre os anjos caídos, e sua formosura é especialmente melancólica, com uma sombra de dor que cobre continuamente a suavidade de seus traços. Costuma-se dizer que nesta característica reside a chave de sua sedução já que não a nada mais irresistível ao coração humano do que o sofrimento unido à beleza .
n) Morloch (Moloch): O Senhor do País das Lágrimas, é intimamente relacionado com a fertilidade e é muitas vezes reconhecido com uma cabeça de boi. Governa dezembro, exatamente na chegada do inverno.
o) Mefistófeles: Em hebraico: “de Mephir” – Destruidor; de “Thophel”- Mentiroso
p) Satanás. ( do hebraico Sãtãn, "O Inimigo, o Adversário"), ou seja ele representa o espírito vingativo, o não perdão e a justiça para quem a merece. Esse título foi dado após a sua queda da presença de Deus, e significa “ adversário ” ( Zacarias 3.1; 1 Pedro 5.8 ). Foi a parti do momento em que Lúcifer encheu-se de iniqüidade e permitiu que a presunção o dominasse que aconteceu a grande tragédia universal. Ele imaginou-se poderoso o suficiente para competir ou mesmo superar o Trono de Deus. Lúcifer, então, se fez adversário e oponente constante e implacável contra o Criador. Tornou-se, um arqui-inimigo de toda a criação viva de Deus. Possui rudeza e agressividade em cada gesto e idéia. É o mais cruel e representa o sentido da luta. É a ação em busca de seu objetivo, não importando as conseqüências e as metas, custe o que custar.
q) Serpente. ” Essa antiga serpente, chamada o diabo “ ( Apocalipse 12.9 ) nos faz lembrar aquele que, na antigüidade, usou uma serpente como seu agente para ocasionar a queda do homem.
r) Tentador. ( Mateus 4.3 ) “ Tentar ” significa literalmente provar ou testar, e o termo é usado também com relação aos tratos de Deus ( Gênesis 22.1 ). Mas, enquanto Deus põe à prova os homens para seu próprio bem – para purificar e desenvolver o seu caráter – Satanás tenta-os com o propósito malicioso de destruí-los.

3.1. Os Nomes e Títulos relacionado com o Diabo.

1) Adversário 1 Pedro 5.8
2) Príncipe João 14.30
3) Acusador Apocalipse 12.10
4) Pai da mentira João 8.44
5) Dragão Isaías 27.1; Apocalipse 20.2
6) Belial 2 Corintios 6.15
7) Maligno Mateus 13.19,38
8) Homicida João 8.44
9) Inimigo Mateus 13.39
10) Serpente sínuosa Isaías 27.1
11) Príncipe dos Demônios Mateus 12.24
12) Satanás Jó 1.6
13) Espirito mau 1 Samuel 16.14
14) Poder das trevas Colossenses 1.13
15) Tentador Mateus 4.3; 1 Tessaloniceses 3.5
16) Abadon Apocalipse 9.11
17) Anjo do abismo Apocalipse 9.11
18) Apolion Apocalipse 9.11
19) Belzebu Mateus 12.24
20) Grande dragão vermelho Apocalipse 12.3
21) Mentiroso João 8.44
22) Espirito mentiroso 1 Reis 22.22
23) Antiga serpente Apocalipse 12.9; 20.2
24) Serpente veloz Isaías 27.1
25) Príncipe do poder dos ares Efésios 2.2
26) Serpente Gênesis 3.4,14: 2 Corintios 11.3
27) Espirito que opera nos filho da desobediência Efésios 2.2
28) deus deste mundo 2 Corintios 4.4
29) Espirito imundo Mateus 12.43
30) Governador das trevas deste mundo Efésios 6.12

3.2. Nomes Populares de Satanás
1) Capiroto
2) Coisa ruim
3) Exu
4) Cramulhão
5) Chifrudo
6) Capeta
7) Asmadeu
8) Bicho

3.3. Seu nome em várias línguas
1) Shitan - Árabe
2) Set - Egípcio
3) Diana - Japonês
4) Deu - Persa
5) Tchort - Russo
6) Beherif - Sírio
7) Pwcca - Galês
8) Sãtãn - Hebraico
9) Diablo - Espanhol
10) Diabolos - Grego
11) Devil - Inglês
12) Satanás - Português

3.4. Ensino Concernente a Satanás.

a) Pecou contra Deus 2 Pedro 2.14; 1 João 3.8
b) Expulso do céu Lucas 10.18
c) Precipitado no inferno 2 Pedro 2.14; Judas 6
d) Autor da queda Gênesis 3.1,6,14,24
e) Tentou Jesus Mateus 4.3-10
f) Perverte as escrituras Mateus 4.6 com Salmo 91.11,12
g) Opõe-se à obra de Deus Zacarias 3.1; 1 Tessalonicenses 2.18
h) Põe obstáculo ao Evangelho Matues 13.19; 2 Corintios 4.4
i) Opera maravilhas mentirosas 2 Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 16.14
j) Assume a forma de um anjo de luz 2 Corintios 11.14

3.5. O caráter do Diabo.
a) Presunçoso Jó 1.6; Mateus 4.5,6
b) Poderoso Éfesios 2.2; 6.12
c) Maligno Jó 2.4; 1.9
d) Enganador Éfesios 6.11; 2 Corintios 11.14
e) Covarde Tiago 4.7
f) Orgulhoso 1 Timóteo 3.6
g) Perverso 1 João 2.3
h) Sultil Gênesis 3.1 com 2 Corintios 11.3
i) Feroz Lucas 8.29; 9.39,42; 1 Pedro 5.8
j) Assassino João 8.44

3.6. Atributos de Satanás:

1. mentiroso: o pai, o criador, da mentira (Jo 8:44 e Gn 3:1-7);

2. destruidor: seu interior é cheio de violência (Is 14:20, Ez 28:16);

3. poderoso: dono de grande poder (Is 14:1, 2);

4. encarcerador: aprisiona, nos programa, nos coloca numa rotina, não nos permite pensar (Is 14:17 e II Tm 2:26);

5. homicida: tem prazer na morte (Jo 8:44 e Hb 2:14);

6. opressor: como é encarcerador, assim também oprime a quem pode (cf. At 10:38);

7. pecador: pecou e foi causador dos males (I Jo 3:8 e Ez 28:16);

8. injusto: comete injustiças (cf. I Jo 3:10);

9. acusador: nos acusa perante Deus (Ap 12:10 e Jó 1:6-11);

10. sedutor: usa da sedução para nos afastar de Deus (Ap 20:10);

11. sagaz: inteligente e astuto (Gn 3:1 e Ez 28:12).

Capitulo IV. O poder de Satanás e sua atuação.

4) SEU PODER
a) Não pode ser ignorado pelo servo de Deus - Ef 6.11,12
b) É soberano absoluto no reino dos demônios - Lc 11.14-18
I) Neste reino tem seu trono - Ap 2.13
II) Ele é soberano de um reino - Mt 12.26
III) Apresenta-se como anjo de luz - 2Co 11.14,15
IV) Tem lugares de reunião - Ap 2.9
c) Tem poder para opor-se aos mais poderosos anjos -Dn 10.5,12,13
d) Dirige e escraviza os ímpios - 1Jo 5.19
e) Poder limitado pela vontade de Deus - Jó 1. 10-12

4. O Poder de Satanás.
a) Permitido afligir os justos Jó 1.2
b) Reclama autoridade sobre o mundo Lucas 4.6
c) Pecadores sobre seu domínio Atos 26.18
d) Cega as mentes dos incrédulos 2 Corintios 4.3,4; Éfesios 6.12
e) Inspira maravilhas mentirosas 2 Tessalonicenses 2.4; Hebreus 2.14

4.1. Como o diabo atua: (leia Gênesis 3:1-7, Mateus 4:1-11 e Jó 1:1-22)

Em Gênesis notamos a sutileza e sabedoria sua, que contou uma mentira tão bem contada a Adão e Eva que fez dela parecer uma verdade, pregou que o homem seria como Deus (olha a soberba). Em Mateus percebemos que ao tentar o Senhor Jesus ele usava passagens bíblicas (o que hoje ainda faz) distorcendo-as; o diabo usa até da Palavra de Deus para nos destruir, portanto, cuidado. Ele usa de todos os meios possíveis para atingir o seu fim, até as coisas santas de Deus. Em Jó fica claro a intenção dele de nos acusar perante Deus, de procurar a nossa ruína.
O diabo procura mostrar aos outros que ele não existe; pois se ele existir; sua contrapartida (a saber, Deus) também existirá. E é evidente que ele, como estando perdido, vai procurar levar junto com ele o maior número de pessoas que puder; por isso ele se esconde do homem, pois se aparecer explicitamente a qualquer ser vivo, este apegar-se-á a Deus para fugir ao mal.
É perfeita a analogia bíblica entre luz (Deus) e trevas (diabo). Quem está na luz enxerga o que acontece ao seu redor, enquanto que quem não está na luz não enxerga nada, e por isso não sabe que está no mal. Por isso, o diabo é tão difícil de ser provado. Um filósofo alemão disse que o maior truque do diabo é convencer o mundo de que ele não existe.

4.2. SATANÁS E SUA OBRA MALIGNA ( Gênesis 3.1 ).
a) Calunia os santos Jó 1.9-11
b) Tenta à desobediência Gênesis 3.4,5; 1 Crônicas 21.1; Jó 1.9-11
c) Inflige enfermidade Jó 2.7
d) Opõe-se aos justos Zacarias 3.1
e) Tentou a Cristo Mateus 4.1,3
f) Remove a boa semente Mateus 13.19
g) Semeia o joio Mateus 13.38,39
h) Arruina corpo e alma Lucas 9.42; 13.16
i) Mente João 8.44
j) Instiga ao homens a pecarem João 13.2; Atos 5.3; 2 Corintios 12.7; Éfesios 2.2
k) Usa os homens com presas 1 Pedro 5.8; Apocalipse 2.10

4.3. SOBRE O QUE SATANÁS TEM CONTROLE.

Satanás atua tanto na vida do crente como na do incrédulo; porém há diferenças, veja elas:
Na vida dos crentes: o exemplo de Jó ilustra bem (cf. Jó 1:1-22). Deus tem controle total na vida de quem a entregou (a vida) a Deus, a saber, os crentes. Neste caso Satanás, além de ter que pedir permissão para atuar na vida do crente a Deus, é "usado" por Deus para (purificar) aperfeiçoar cada cristão; com um fim de pô-los no caminho da santidade. (isto é bíblico, leia também I Coríntios 10:13).
Na vida dos não-crentes: Como essas pessoas estão afastadas de Deus, não entregaram sua liberdade a Ele e não o conhecem. 0 Maligno tem plenos poderes; pois o domínio deste mundo é dele (cf. Jo 18:36). Resumindo: nas pessoas do mundo, acho eu, que o diabo deita e rola.

4.4. OS CRISTÃO EM RELAÇÃO AO DIABO.

a) São afligido por ele quando Deus permite Jó 1.2;2.4-7
b) São tentado por ele. 1 Tessalonicenses 3.5; 1 Crônicas 21.1
c) São peneirado por ele. Lucas 22.31
d) Devem resistir a ele. Tiago 4.7;1 Pedro 5.8,9
e) Devem arma-se contra ele. Éfesios 6.11-16
f) Devem estar vigilantes contra ele. 2 Corintios 2.11
g) São vencedores sobre ele. 1 João 2.13; Apocalipse 12.10,11

h) Triunfarão finalmente sobre ele. Romanos 16.20

4.5. OS ÍMPIOS EM RELAÇÃO A SATANÁS.

a) São seus filhos. Mateus 13.38; Atos 13.10; 1 João 3.10
b) Seguem-no. 1 Timóteo 5.15
c) Cumprem suas concupiciencias. João 8.44
d) São possuídos por ele. Lucas 22.3; Atos 5.3; Éfesios 2.2
e) São cegados por ele. 2 Corintios 4.4
f) São enganados por ele. 1 Reis 22.21,22; Apocalipse 20.7,8
g) Caem em suas armadilhas. 1 Timóteo 3.7; 2 Timóteo 2.26
h) São perturbados por ele. 1 Samuel 16.14

i) Serão castigados justamente com ele. Mateus 25.41

4.6. Como o Crente poderá defender-se contra Satanás.
a) Revestir-se da armadura de Deus. Éfesios 6.10-18
b) Perceber as maquinações e esperteza dele. 2 Corintios 2.11
c) Não dar lugar a Satanás. Éfesios 4.27.( note o contexto, v.26, a referência a irá ).
d) Resistir-lhe. Tiago 4.7
e) Ser sóbrio e vigilante. 1 Pedro 5.8
f) Vence-lo. Apocalipse 12.11
g) Vence-lo pela Palavra 1 João 2.4, a espada do Espírito hebreus 4.12
h) Vence-lo pelo sangue, e pela palavra do Testemunho. Colossenses 2.14,15
i) Vence-lo em Cristo Éfesios 1.19-22; 2.6; 1 João 5.8; Colossenses 1.13; João 10.28,29
4.7. Satanás é deus?

Toda estratégia satânicas busca um ponto, único alvo determinado: Fazer do diabo um deus. De fato, esta foi a razão maior da queda de Lúcifer. Ele queria ser semelhante ao Altíssimo em todos os sentidos. Eu acredito que todas as reuniões realizadas no inferno, no reino das trevas, abordam o tema da “ divinização ” do diabo. Ele teve o atrevimento de tentar ao Senhor Jesus, que o derrotaria na cruz, solicitando que o adorasse, em outras palavras, que o reconhecesse como deus.
Satanás nunca foi deus e jamais será. Muitas pessoas estão caindo no erro de crer que ele é deus ou até se iguala ao Deus a quem servimos? Isto é um absurdo e uma tática do próprio Satanás que é o enganador.
4.8. Quatro verdade abaixo diz que o Diabo não é Deus.
a) Deus é auto – existente o diabo foi criado
b) Deus é onisciente o diabo não conhece todas as coisas
c) Deus é onipresente o diabo não é
d) Deus é onipotente o diabo tem poder limitado

4.9. O ser Satânico, que desafiou a Deidade de Cristo:
( 1 ) Na Tentação
Mateus 4.3 “ se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães ”
Mateus 4.6 “ se és Filho de Deus, atira-te abaixo ”.
( 2 ) Na Cruz
“ Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus! E desce da cruz ! ”
a) Clamor do populacho Mateus 27.40
b) Clamor dos soldados Lucas 23.37

c) Clamor do ladrão Lucas 23.39

4.1.0. Invasão Satânica, entrada de Satanás em corações humanos:
a) Maria Madalena Lucas 8.2
b) O homem de Gadara Lucas 8.30
c) Os Desviados Lucas 11.26

d) Judas Iscariotes Lucas 22.3

e) Todos os que lhe concedem entrada 1 Pedro 5.8

4.1.1. Satanás é Arqui-enganador, tenta arruinar os homens:

a) Por promessas mentirosas Gênesis 3.5
b) Por torcer as Escrituras Mateus 4.6
c) Por planos astuciosos 2 Corintios 2.11
d) Por exibir-se como anjo de luz 2 Corintios 11.14
4.1.2. Satanás é limitado em poder
a) Ao afligir os Santos Jó 1.12
b) Pode ser dominado pela graça Divina Lucas 10.19; Romanos 16.20
c) Há limite em suas tentações 1 Corintios 10.13
d) Sabe quando está derrotado Tiago 4.7

e) Seu tempo é curto na face terra Apocalipse 12.12; Apocalipse 13.5

4.1.3. Até onde vai o domínio do diabo.
Como vimos na Bíblia, Satanás pode influenciar em nossas decisões, palavras e gestos (como no caso de Pedro; Jesus lhe disse: "arreda-te Satanás"); ou pode possuir a uma vida e sobre ela ter controle (como em Lucas 9:37-43).

Mentiras do diabo:

Lá vamos nós, com as principais mentiras do diabo, que estão na cabeça de toda pessoa que não está na luz da Palavra de Deus, lá vai...
1. todos são filhos de Deus (cf. João 1:12.13): mentira, a pior de todas, a Bíblia diz que os únicos que são filhos de Deus são aqueles que crêem no Senhor Jesus.
2. diabo não existe (cf. I Pedro 5:8): Deus, que não pode mentir, diz que ele existe.
3. "seja bom, faça o seu melhor, e tudo sairá bem" (cf. I João 5:12): caramba!, para sermos salvos a Bíblia diz que devemos aceitar a obra de Jesus em nossa vida, a Bíblia também diz que somos salvos pela fé e não pelas obras que fizemos (cf. Efésios 2:8-10). Obras boas não salva ninguém, o ÚNICO QUE SALVA É JESUS.
4. "Deus é bonzinho, não preciso me preocupar" (cf. Salmo 145:17): metade da verdade é mentira; Deus é bom (disso não duvidemos), mas Deus é amor (Deus pode deixar de te amar? Deus se alegra em te ver errante?), só que Deus também é santo (Deus pode habitar junto com o pecado sendo santo?), Deus também é justo (e em todos seus caminhos, pode ele colocar em seu Reino alguém que não está limpo -a saber, quem não aceitou o sacrifício de Jesus na cruz-? Pode Deus sendo justo deixar de punir o pecado? Pense! Leia Ezequiel 18:32.
5. "Jesus foi um grande homem, e um exemplo de vida" (João 1:1,14) MENTIRA, Jesus foi muito mais que um homem, Jesus foi homem-Deus (100% homem, 100% Deus). Muito mais que um exemplo de vida, Jesus é a própria vida (João 14:6), Jesus traz a vida (I Coríntios 15:45). Pondere no que acabo de te dizer.
Quem são os filhos do diabo? (leia Efésios 2:1-3, 12; II Timóteo 3:2-7)
Todo aquele que comete o pecado do diabo, a saber, a soberba, procede dele (do diabo). Todo aquele que exalta a si não pode ser de Deus. Todo homem alheio de Deus, é filho do diabo, e isto, o fazem sem nenhuma intenção, porque ele não tem entendimento das coisas de Deus.
Presta atenção no versículo 5 e no 7 de II Tm 3:2-7. O versículo 7 até irei comentar; muitos homens aprendem muitas coisas (e podem até, humanamente, ser muito sábios), mas não podem chegar ao conhecimento da verdade bíblica, a saber, Jesus, o Cristo; porque estão em trevas (espiritualmente) e precisam ser levados a luz; portanto "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8:32)..."Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8:36). Jesus pode nos libertar de toda opressão demoníaca, basta crermos Nele.
"Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai" (I João 2:22, 23).
"Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." (Tiago 2:19).
"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (I Coríntios 10:21)
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (I Pedro 5:8).

4.1.4. Os Ardis de Satanás
Embuíndo de inveja, satanás conseguiu dominar os primeiros pais, e com eles todo a raça humana. Somente pela regeneração poderá o homem livrar-se do poder de satanás. E mesmo depois de se converter, a pessoa ainda passará por muitas tentações que tem por objetivo faze-lo cair novamente. Parece que quanto mais o crente se esforça para fazer a vontade de Deus, mais severos ficam os ataques do inimigo. Satanás não somente ataca o indivíduo, como também a coletividade, inspirando a maior parte das religiões do mundo, justamente para enganar os homens. Jesus quando veio ao mundo não veio como inventor de religiões, mas sim para dar a sua vida para nos prover da vida eterna.
a) A diversão. ( 2Corintios 4.4; 1 Timóteo 3.7 ). Satanás sempre procura ocupar os pensamentos do homens com as coisas temporárias, com os prazeres da carne que passam logo, para evitar que pensem em Deus, na eternidade e nas coisas espirituais. Ele nega o caminho da redenção pelo sangue e substitui essa verdade pelas atraentes teorias falsas.
b) Ilusão. ( Gênesis 3.4; Ezequiel 13.22; 2 Tessalonissences 2.9-11 ). Satanás faz o homem pensar que poderá estabelecer a sua própria justiça através de boas obras e rituais religiosos.
c) Vacilação. ( Mateus 6.24; 2 Corintios 6.14-15; 7.1 ). Muitas pessoas, pelo ardis satânico, julgam que podem com Deus e com o mundo ao mesmo tempo. A bíblia afirma que isso é impossível. O homem terá escolher, ou Deus ou o mundo.
d) Ceticismo. ( Romanos 14.23 ).Por suas sutis insinuações, satanás semeia dúvidas nos corações. Sua maliciosa interrogação no jardim do Édem “ é assim que Deus disse ? ” serviu para envenenar o clima espiritual do mundo desde então. Gênesis 3.1-6.
e) Trevas. ( Isaías 50.10; Romanos 1.21; 2 Corintios 4.4 ). O “ príncipe das trevas ”não somente subjuga os ímpios em trevas, como também procura ofuscar a experiência do próprio Crente. Mesmo os ilustres homens de Deus tem passado por esses repetidos ataques maligno.
f) Desânimo. ( Hebreus 6.1; 9.14 ). Ás vezes é pelo desânimo que o inimigo procura vencer o crente. Mesmo a fraqueza ou enfermidade física pode enfraquecer um servo de Deus, se não estiver bem firmado sobre a Rocha. Atos 10.38, Lucas 13.16. São raras vezes satanás se utiliza de acusações falsas para provocar desânimo.
g) Procrastinação. ( Atos 24.25;26.28; Êxodo 8.25-28; 10.24,25 ). Este ardil é um dos mais perigosos para qualquer pessoa, sendo responsável pela destruição no inferno de milhões de incautos que alimentavam o desejo de, algum dia, aceitar a Jesus como seu Salvador. Mas a Morte os surpreendeu privando-lhes da oportunidade, e jamais serão salvos. Isso é triste !
h) Transigência com o mal. O Diabo procura de toda maneira levar o crente a transigir e tolerar o mal. Uma parte deste trama satânico é o movimento ecumênico que visa unir todas as religiões, sob uma só bandeira. Apocalipse 3-9; 2 Corintios 11.14,15.

4.1.5. Por que Deus tolera Satanás aqui no mundo ?
Oferecemos as seguintes três razões:
a) Para desenvolver o caráter do Cristão, e bem assim a sua fé. Lucas 22.31; Romanos 8.28. Adão foi provado a fim de que a sua inocência passasse a ser santidade, que é algo mais perfeito do que a simples inocência.
b) Prover um conflito, para que os santos possam ser vencedores e receber recompensa. Jó 1.2; 1 João 2.13. Esse vitória não será de nós mesmo. 1 João 4.4; 2 Corintios 12.7,8.
c) Demostrar-nos decaídos seres humanos que o poder Deus é muito maior do que o poder de Satanás.

4.1.6. Quem é Lúcifer hoje?
hoje Lúcifer não é mais um anjo de luz, mas sim um anjo de trevas e maldade. Sabemos entretanto que pode transfigurar-se em um anjo de luz ( 2 Corintios 11.14 ). O seu ódio pela humanidade parece que cresce a cada dia. Ele não conseguiu vencer a Deus e assim voltasse-se para o homem a mais sublime das criatura criadas pelo Senhor. Satanás é um ser inteligente, uma personalidade hostil, inimigo declarado de Deus e dos homens. A bíblia inteira o apresenta resistindo a Deus e perturbando a paz das nações, com guerras, destruição e miséria. As maiorias dos homens são presas fáceis, por enquanto, mas o Espírito do Senhor está levantando um povo que conhece a autoridade que foi dada com a morte e ressurreição de Cristo.

Capítulo V. Adversário e sua personalidade

5. O adversário do plano de Deus a respeito da humanidade:
O Antigo Testamento fala de Satanás só raramente e duma forma que, salvaguardando a transcendência do Deus único, evita cuidadosamente tudo que pudesse inclinar Israel a um dualismo para o qual já estava por demais propenso. O acusador se transmuta num verdadeiro adversário dos desígnios de amor de Deus para com Israel.
Ora, por outro lado, o leitor da Bíblia sabe que um ser misterioso desempenhou um papel capital desde as origens da humanidade. O Gênesis só fala da serpente. Criatura de Deus “ como todas as outras ” ( Gênesis 3.1 ), esta serpente é contudo dotada duma consciência e duma habilidade que transcendem as do homem. Sobretudo, desde sua entra em cena, ela é apresentada como o inimigo da natureza humana. Cheia de inveja da felicidade do homem, ela chega a seus objetivos usando já as armas que sempre serão as suas, astúcia e mentiras: “ o mais astuto de todos os animais do campo ” ( Gênesis 3.1 ). A esta serpente dá a sabedoria seu verdadeiro nome: trata-se do diabo.
5.1. O adversário de Cristo.
Desde esse primeiro episódio de sua história, a humanidade vencida entrevê contudo que um dia ela triunfará de seu adversário ( Gênesis 3.15 ). A vitória do homem sobre Satanás vem a ser, com efeito o próprio objetivo da missão de Cristo, que veio “ reduzir à impotência aquele que tinha o domínio da morte, o diabo Hebreus ( 2.14 ) ”, “ destruir suas obras ( 1 João 3.8 ) ”, com outras palavras, substituir o reino de Satanás pelo do Pai ( 1 Corintios 15.24-28; Colossences 1.3 ). Por isso os evangelistas apresentam sua vida pública como um combate contra Satanás. A luta começa com o episódio da tentação, no qual, pela primeira vez desde a cena do paraíso, um homem, representante da humanidade, “ filho de Adão ” ( Lucas 3.38 ), se encontra face a face com as libertação de possessos, prova de que “ o reino de Deus chegou ” ( Marcos 3.22 ) e de que o reino de Satanás acabou ( Lucas 1017-20 ), e mesmo pelas curas de simples doentes ( Atos 10.38 ). Ela prossegue também, mais sorrateira, no entre-choque que se dá entre Cristo e os judeus incrédulos, verdadeiros “ filhos do diabo ” ( João 8.44 ; Mateus13.38 ), “ raça de víboras ” ( Mateus 3.7; 12.34; 23.33 ). Ela atinge seu paroxismo na hora da Paixão. Conscientemente Lucas liga a Paixão com Tentação ( Lucas 4.13; 2253 ), e João ai sublinha o papel de Satanás ( João 13.2,27; 14.30; Lucas 22.3,31 ) só para proclamar sua derrota final. Satanás parece dirigir os acontecimentos; mas na realidade “ não tem nenhum poder sobre Cristo ”; tudo é obra do amor e da obediência do Filho ( João 14.30 ). No momento exato em que se crê certo da vitória, o “ Príncipe deste mundo ” é “ precipitado ” ( João 12.31; cf. 16.11; Apocalipse 12.9-13 ); o império do mundo que ele outrora havia ousado oferecera Jesus ( Lucas 4.6 ) pertence agora a Cristo morto e glorificado ( Mateus 28.18; cf. Filipenses 2.9 ).

5.2. O adversário dos Cristãos.

Se a ressurreição de Cristo consagra a derrota de satanás, o combate só se completará, segundo Paulo, com o último ato da “ história da salvação ”, no “ Dia do Senhor ”, quando “ o Filho, tendo reduzido à impotência todos Principado e toda potestade e a própria morte, entregará o reino a seu Pai, a fim de que Deus seja tudo em todos ” ( 1 Corintios 15.24-28 ).

Como Cristo, assim o cristão se chocará portanto com o Adversário. É ele que impede que Paulo vá a Tessalonica (Tessalonicences 2.18 ), e “ o espinho ficando na carne “, obstáculo a seu apostolado, é, “ um mensageiro de Satanás ”( 2 Corintios 12.7-10 ). Já o Evangelho o havia identificado com o inimigo que semeia o joio no campo do pai de família ( Mateus 13.39 ) ou que arranca do coração dos homens a semente da Palavra de Deus, ” para que não creiam e se salvem “ ( Marcos 4.15 ). Por sua vez, Pedro o apresenta como um leão esfomeado que ronda sem cessar os fiéis, buscando a quem devorar ( 1 Pedro 5.8 ). Como no paraíso, ele desempenha essencialmente o papel de um tentador, esforçando-se por induzir os homens ao pecado ( 1 Tessalenicences 3.5; 1 Corintios 7.5 ) e por opô-los assim ao próprio Deus ( Atos 5.3 ). E, o que é bem mais, por trás desse poder personificado que ele denomina o Pecado, Paulo parece ordinariamente supor ação de Satanás, pai do pecado ( comparar Romanos 5.12; 7.7 e Gênesis 3.13 ). Enfim, se é verdade que o anticristo já está agindo aqui na terra, é o poder de Satanás que se esconde por trás de sua ação maléfica ( 2 Tessalonicences 2.7 ).

5.3. A QUEM E O QUE SATANÁS ESPECIALMENTE ODEIA.
O homem, criado à imagem de Deus
Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. —Lucas 9:42
Cristo (Deus em carne), traz salvação em sua própria pessoa e seu sangue divino
...enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém..., de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. —Mateus 2:16
A palavra de Deus, Satanás contradiz
É assim que Deus disse...? Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. —Gênesis 3:1b, 4
Crentes nascidos do Espírito
O diabo, vosso adversário, anda em derredor,...procurando alguém para devorar. —1 Pedro 5:8b

Acabo este livro com este versículo, para meditação.
"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus." (I Coríntios 2:4,5).

Conclusão

Ao conhecermos a história da origem e queda de Satanás, resta-nos como crentes em Cristo, tratar desse assunto com mais seriedade. Nos dias atuais, a Igreja tem cometido dois graves erros no que tange a essa doutrina: mistificação e racionalização. Os que mistificam a crença em Satanás, o tratam como se o mesmo fosse “ uma energia, uma mera figura espiritual, um bicho peludo ”. Os que racionalizam, não desacreditam da Bíblia, mas preferem interpretar a realidade pessoal e espiritual de Satanás, como se fosse “ uma força negativa da mente ” ou coisa semelhante. Mas na verdade, Satanás está vivo, é real, é pessoal e procura influenciar o mundo contra Deus e contra todos os que servem a Deus.
É hora, pois de a Igreja estar preparada, com as armas da milícia espiritual, para demolir as fortalezas que Satanás vem erguendo em todos os setores das atividades humanas. É hora de lutar. Coragem e ânimo. A nossa vitória já está garantida em nome de Jesus.

Meu objetivo é mostrar que o nosso adversário ele é real, não uma ilusão como muitos pensam.

Que você possa desfrutar desse material que esta em suas mãos. Que Deus lhe abençoe em Cristo Jesus.


Por: Dc. Anderson Dias Meyer
Seminarista Do Curso de Bacharel em Teologia
Pela Faculdade Evangélica de Teologia Seminário Unido
RECOMENDO ESTÁS REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA PARA MAIOR COMPREENÇÃO DE TODOS

Pearlan, Myer, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, 28ª Edição, Editora Vida, 1999, São Paulo-SP.


Severa, Zacarias de Aguiar, Manual de Teologia Sistemática, 1ª Edição, Editora A . D. Santos, 1999, Curitiba-Pr.


Bíblia de Estudo Vida Nova, Tradução Revista e Corrigida, Edição de 1995, Editora Vida Nova, São Paulo-SP.


Bíblia de Estudo Pentecostal, Tradução Revista e Corrigida, Edição 1995, Editora CPAD, Rio de Janeiro-RJ.


Caitano, Joá, Batalha Espíritual, Serve-Semit, São Paulo-SP.


Marques, Pb. Laerte, Apostila sobre Satanismo, Rio de Janeiro-RJ.


Andrade, Claudionor Corrêa de, Dicionário de Escatologia Bíblica, 3ª Edição, Editora CPAD, 2000, Rio de Janeiro-RJ.


Cabral, Elienai, Anjos uma Perspectiva Bíblica e Atual, Lições Bíblica, 1º Semestre, Editora CPAD, 1997, Rio de Janeiro-RJ.


Olson, N. Lawrence, O Plano Divino Através dos Séculos, 6ª Edição, Editora CPAD, 1981, Rio de Janeiro-RJ.


Ice, Thomas e Dean, Jr. Robrt, Triunfando na Batalha, 1ª Edição, Editora Chamada Meia Noite, 1990, Porto Alegre-RS.


Martinez, Pr. João Flávio, Apostila sobre Angelologia II, Centro Apologético de Pesquisas, 2003.

















Um comentário:

Nanda mota disse...

Bem elucidativo. Obrigada! A paz do nosso Senhor Jesus Cristo.