background: "fff": margin:10 auto 10:

domingo, 28 de setembro de 2008

MISSÕES

Uma Obra Missionária Na Vida do Apóstolo São Paulo.

Sumário

Introdução

I. Missões

1.1. O Que é Missões ?
1.2. O Termo de Missões.
1.3. Quem é Missionário ?
1.4. Quem Faz Missões ?
1.5.Para Que Missões ?

II. Separação para a Obra.

2.1. O Lançamento da Obra Missionária, ( Atos 13:1-3 ).
2.2. O Início do Trabalho Missionário, ( Atos 13:13-15 ).
2.3. A Mensagem Missionária.

III. A Chamada Missionária.

3.1. A Chamada Missionária.
3.2. Antioquia da Síria.
3.3. A Igreja em Antioquia.

IV. As Viagem Missionária De Paulo.

4.1. Primeira viagem Missionária.
4.2. Segunda viagem Missionária.
4.3. Terceira viagem Missionária.
4.4. Quarta viagem Missionária.

V. Mapas Sobre as Viagens Missionária de Paulo.

Mapas .
1. Mapa sobre a Primeira Viagem de Paulo.
2. Mapa sobre a Segunda Viagem de Paulo.
3. Mapa sobre a Terceira Viagem de Paulo.
4. Mapa sobre de Paulo a Roma.

Conclusão

Bibliografia

Introdução


Todos nós entendemos que a obra de Missões é uma obra de equipe. Não é feita isoladamente, mas é uma obra onde muitos são os que colaboram para a sua realização.
O autor arquiteto é Deus, mas muitos são os que ele chama e desperta para a realização de tão magna obra. A uns desperta para o sustento: as igrejas patrocinadora. As juntas e funcionários são a parte que delibera para que a obra tenha continuidade. Por último, os missionários os executores, que, vocacionados e despertados antes as necessidades de um mundo sem Cristo, são preparados e enviados aos campos de missões.
Missões é o amor de Deus em ação no mundo. Deus ama os pecadores e quer salvá-lo por meio de Jesus ( Jo 3:16 ). A encarnação e a morte de Jesus na cruz dá a igreja o modelo da tarefa missionária, ao mesmo tempo que mostra a importância de missões no coração de Deus. A obra missionária é importante para Deus, pois é o meio de missões de Jesus será conhecida e será aceito em todas as nações da terra ( Ef 6:19,20 ).
A chamada de Deus na vida de Paulo era para expandir o evangelho ( At 13:2 ). É de notar que os homens chamados por Deus para obra missionária era os mais capazes da igreja. Paulo e Barnabé foram chamados a obra missionária é enviados pela a igreja de Antioquia. As características dessa obra estão descrita em Atos 9:15; 13:5; 22:14, 15, 21, e 26:16-18. Paulo tinha certeza da chamada para fazer a vontade de Deus.

I. Missões

É o projeto de Deus para o resgate das nações. É de inteira responsabilidade da igreja anunciar a Salvação através da fé em Jesus Cristo.

1.1. O Que é Missões ?

Ao conhecermos o nosso Deus, por meio de Jesus, e estudarmos a sua Palavra, descobrimos que a iniciativa missionária é dEle.
Respondendo então á primeira pergunta: O Que é Missões ? podemos dizer que ( conforme a Bíblia ) missões é obedecer á vontade de Jesus, levando a mensagem do Evangelho a todos os povos, nações e criaturas, fazendo discípulos e plantando igrejas, agindo somente no poder e orientação do Espírito Santo.
Podemos ver este princípios dirigindo a vida dos apóstolos no primeiro século, especialmente a vida de Paulo. O livro de Atos é a narração do primeiro período missionário.

1.2. O Termo de Missões.

Missões é uma palavra latina MISSIO – Ato de enviar. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo. MITTO – Eu envio alguém enviado autorizadamente. MISSUS + MITTO = Missionário.
“ Missões ” é um termo especializado desenvolvido na prática teológica das igrejas cristãs. Esta expressão é mais técnica e refere-se ao envio de pessoas autorizadas para além das fronteiras da igreja para proclamar o evangelho de Jesus visando a conversão de pessoas para estabelecer e multiplicar congregações locais que irão cultivar o cristianismo nesta comunidade.
A atividade missionária deve incluir aquilo que a igreja deve realizar como continuadora da missão de Jesus e do seu Espírito. Assim, as ações missionárias pretendem levar a todo os seres humano e povos a fé, a liberdade, a Salvação e a paz em Jesus Cristo.

1.3.Quem é Missionário ?

O missionário é aquele que sentiu a chamada divina, chamada para ir e anunciar a mensagem de Salvação a todos os povos e respondendo afirmativamente em obediência a este chamado. É um mensageiro divino. Um embaixador de Cristo em outras terras.

1.4. Quem Faz Missões ?

No Novo Testamento Jesus entregou a obra missionária á sua igreja. Esta implícito que ele deu a tarefa á igreja toda. Entenda isso, é muito importante! Missões é a tarefa da família de Deus, do seu povo. A tarefa é tão grande e tão desafiadora que implica a inclusão de todos os crentes, nenhuma igreja pode omitir-se, nenhum crente pode negar sua responsabilidade. Seguindo este pensamento de missões é igreja que esteja com esta visão e objetiva está cumprindo as benção de Deus.

1.5. Para Que Missões ?

Missões existe para levar Cristo á todas as pessoas fazendo-as crer que Ele é o eterno e suficiente Salvador. Existe missões porque há um mundo carente e necessitado de todo o amor de Deus. A Bíblia nos diz em Rm 10:10-17. “ Como pois invocarão aquele em que não creram ? E como crerão naquele de quem não ouviram ? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus ”.
Missões para os crentes pregarem a Cristo para todas as pessoas de todo o mundo. Existem missões porque há um mundo carente e necessitado do amor de Deus. As verdades do evangelho precisam ser anunciadas.


II. Separação para a Obra.

A realização da obra missionária cumpre a grande comissão de Jesus. Em todo tempo o Senhor determinou a seus seguidores que levassem o evangelho às nações, mas a ênfase nos últimos encontros faz pensar que Jesus queria realmente impressioná-los. A igreja descuidava do dever para com o seu Senhor. Em Antioquia, o Espírito deu a partida para a grande obra.

2.1.O Lançamento da Obra Missionária, ( Atos 13:1-3 ).

A igreja em Antioquia nasceu do testemunho de crentes da dispersão. A princípios, eles só anunciavam o evangelho aos judeus. Mas alguns quebraram esse círculo, e pregaram a não-judeus também, acontecendo a conversão de muitas pessoas nessa cidade da Síria. Barnabé e Saulo foram para lá mandados pela igreja de Jerusalém. Durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja, instruíram muita gente ( At 11:26 ), o trabalho cresceu, os crentes também, e a igreja tornou-se a iniciadora da grande obra de missões aos gentios.
Missões é obra da igreja. A igreja assume suas responsabilidades e cumpre seu dever. A igreja busca a direção de Deus a respeito de seu ministério a partir de agora. Seus líderes envolvem-se inteiramente na obra.
Quando a igreja tem uma desenvolvida consciência missionária, ela separa o melhor em recursos humanos e materiais, e os entrega alegremente para a evangelização do mundo.
Missões é obra primeiramente espiritual. Há dimensões sociais e educacionais na obra, mas tudo isso visa ao levantamento espiritual da gente-alvo da ação missionária. Missões lida com valores espirituais, comunica palavras espirituais, e luta contra poderes espirituais.
O Espírito Santo conhece os campos e suas necessidades, os indivíduos e suas carências. Ele conhece os crentes disponíveis para a obra. Ele chama. A igreja não escolhe os missionários que quis. Ela separou aqueles que o Espírito já chamara. Os missionários vão aos campos enviados pelo o Espírito, e sob influência, autoridade e influência dele.

2.2.O Início do Trabalho Missionário, ( Atos 13:13-15 ).

Tendo saída de Antioquia da Síria, os missionários viajaram por mar e entraram em Chipre por Salamina. Essa ilha, terra natal de Barnabé, era o ponto geográfico do mundo pagão mais próximo das regiões onde a igreja já se instalara, excelente campo de abertura da viagem missionária.
Em cada cidade onde chegam, visitam em primeiro lugar as sinagogas dos judeus. Cumprem o mandamento de Jesus de anunciar o evangelho primeiro aos judeus. Na sinagoga, segundo a tradição, oferecia-se a palavra aos visitantes, caso tivesse algo a dizer. Paulo sempre tinha. Em Antioquia, ele inicia sua mensagem missionária.

2.3. A Mensagem Missionária.

Sua mensagem distinta foi – O EVANGELHO ! As boas Novas ! o Salvador havia aparecido no mundo. Lc 2:10. O evangelho anunciado por Jesus em Nazaré., Lc 4:18. O que Paulo anunciou aos Coríntios , I Co 1:17 e I Co 15:1-4. Cristo morreu... Cristo foi sepultado... Cristo foi ressuscitado... e Cristo foi visto por discípulos e por centenas de amigos., I Co 15:6.
Paulo sempre anunciou a morte de Cristo, e sua ressurreição. Desta mensagem jamais se envergonhou, Rm 1:16. Avisou a todos que outro evangelho não existe, Gl 1:6-8.
Paulo e os demais pregadores pregavam de maneira “ dogmática ”. era um evangelismo direto e pessoal, de coração a coração. Os resultados eram os maiores de todos os tempos. Em todo o mundo é a única mensagem que produz resultados positivos. Todos os avivamento, quer na Europa, na Ásia, América do Norte ou do Sul, ou mas distantes ilhas do Pacífico, são resultado dessa mensagem.

No capítulo 13 de Atos dos Apóstolos, aprendemos o seguinte, a respeito do trabalho missionário:

1. É obra da igreja – “ Na igreja em Antioquia ” (v.1).

2. Nasce em ambiente espiritual – “ Enquanto eles ministravam perante o Senhor, e jejuavam ” (v.2).

3. Tem a direção do Espírito – “ Disse o Espírito Santo: Separai-me... enviados pelo Espírito Santo ” (v.2,4).

4. Aproveita todas as oportunidades – “ Se tendes alguma palavra... falai... então Paulo se levantou e ... disse ” (v.15,16).

5. Proclama a mensagem de Jesus – “ Varões israelitas... realizo uma obra em vossos dias ” (v.16-41).

6. Dá resultados positivos – “ Rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas ” (v.42).

7. Atrai pessoas para a Palavra – “ Reuniu-se quase toda a cidade ” (v.44).

8. Provoca oposição – “ Os judeus... contradiziam ” (v.45).


5.
9. Produz alegria – “ Os Gentios, ouvindo isto, alegravam-se ” (v.48).

10. Glorifica a Deus – “ Glorificam a Palavra do Senhor ” (v.48).


III. A Chamada Missionária.

O Espírito Santo conduz a obra missionária. Ele fala com autoridade à igreja. O Espírito Santo conhece os campos e suas necessidades, os indivíduos e suas carências. Ele conhece os crentes disponíveis para a obra.


3.1. A Chamada Missionária.

Barnabé e Saulo ensinaram aos cristãos de origem gentílica, durante um ano (11:26). Na época, houve uma seca devastadora na Palestina, o que ocasionou uma grande fome, e os irmãos em Jerusalém enfrentavam dificuldades financeiras, ocasião em que a Igreja gentia levantou uma oferta, para socorrer os necessitados da Judéia (11:27-30).
Lucas abre um parêntese em sua narrativa, para registrar o que aconteceu nessa época em Jerusalém (Atos 12): O martírio de Tiago, irmão de João, a prisão de Pedro e sua libertação miraculosa, em resposta à oração daqueles irmãos, e a morte de Herodes Agripa I. em seguida, retorna à história da igreja em Antioquia da Síria e menciona a primeira viagem missionária de Paulo.

3.2. Antioquia da Síria.

Também conhecida como Antioquia do Orontes, devido o rio em cujas proximidades ela se situava. Não deve ser confundida com a Antioquia da Pisídia (Atos 13:14). Era uma das dezesseis cidades fundadas por Seleuco I, por volta de 310 a.C., e cujos nomes foram dados em homenagem a seu pai, Antíoco. Era a terceira cidade do Império romano. Só perdia em importância para Roma e Alexandria. Foi conquistada por Pompeu, em 64 a.C., e passou a ser a capital da Síria, que se tornou uma província romana. Distava 500 quilômetros de Jerusalém e gozava de posição estratégica favorável para as missões, pois localizava-se na divisa entre os dois mundos culturais da época: o Grego e Semita.

3.3. A Igreja em Antioquia.

Muitos haviam se convertido e o Cristianismo havia conquistado pessoas ilustres da sociedade: “ Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo ” (Atos 13:1).
Dos nomes acima mencionados, dois foram escolhidos para a obra missionária: Barnabé e Saulo. O interessante é que o Espírito Santo escolhe o melhor para as missões. A
igreja em Antioquia da Síria certamente sentiu falta dos serviços que eles prestavam, mas, no entanto, os enviou. Certamente, contava com o trabalho deles ainda por muito tempo.

IV. As Viagem Missionária De Paulo.

Disse Henrietta C. Mears: “ O maior empreendimento do mundo são as missões estrangeiras, e aqui temos o início dessa grande obra. A idéia originou-se exatamente como devia: numa reunião de oração ”.

4.1. Primeira viagem Missionária.

Capítulos de Atos 13:4 a 14:28.

Data: 46 a 48.

Período: + / - 3 anos

Participantes: Barnabé, Saulo, João Marcos.

Itinerário: Antioquia da Síria até a Ásia Menor.

a) A partida (13:4). O ponto de partida da primeira viagem de Paulo foi Antioquia da Síria (Atos 13:1-4). Barnabé e Marcos o acompanharam. Selêucia era uma cidade portuária, onde Paulo e seus companheiros embarcaram.

b) A campanha de Chipre. Chipre era a terra natal de Barnabé (Atos 4:36), região das primeiras atividades missionárias de Paulo. Em Salamina, anunciaram a Palavra de Deus nas sinagogas (Atos 13:4,5). Depois, atravessaram a ilha até o outro extremo dela, chegando a Pafos (13:6-12), onde o apóstolo dos gentios pregou para o procôsul sérgio Paulo e enfrentou Elimas, o mágico, que se opôs à pregação do evangelho. Mas a mensagem divina triunfou e o encantador ficou cego por um determinado tempo.

c) Galácia do Sul (Pisídia e Licaônia). Depois, Paulo deixou a ilha e seguiu para o continente, passando por Perge, cidade da Panfília. Marcos se assombrou com a hostilidade daquela sociedade pagã e voltou para a casa de sua mãe, em Jerusalém (13:13, 14; 12:12).na sinagoga da Antioquia da Pisídia, o apóstolo dos gentios pregou aos judeus.
Expulso de Antioquia da Pisídia, Paulo foi para Icônio (13:50; 14:1-5). Como as hostilidades eram as mesmas da cidade anterior, havendo motim tanto dos judeus como dos gentios, foram para a região da Licaônia, e fundaram igrejas em Listra e Derbe.
A atividade missionária de Paulo em Listra resultou na cura de um coxo (14:8-10). Isso chamou a atenção das multidões, onde o apóstolo dos gentios aproveitou para anunciar a Palavra de Deus. Os judeus de Antioquia da Pisídia e de Icônio o atacaram, e ele foi arrastado da cidade, quase morto (14:19).

d) Fim da primeira viagem. Depois disso, Paulo e Barnabé foram para Derbe (14:20). De lá, retornaram ao ponto de partida, confirmando as igrejas em Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia (14:22) e estabelecendo pastores nativos em cada uma delas (14:23). Essa primeira viagem começou em 46 e terminou em 48 d.C. e ocupa os capítulos 13 e 14 de Atos.

4.2. Segunda viagem Missionária.

Capítulos de Atos 15:36 a 18:22.

Data: 51 a 53.

Período: + / - 3 anos

Participantes: Paulo, Sílas, Timóteo em Listra e Lucas em Troas.

Itinerário: Antioquia da Síria, Ásia Menor e Europa.

a) Paulo e Barnabé se separam. Depois do Concílio de Jerusalém, Paulo resolveu empreender outra viagem. Era a Segunda, com dois objetivos: visitar as igrejas que ele fundara durante a sua primeira missão e abrir novos campos de trabalho. Barnabé queria levar seu sobrinho Marcos, mas o apóstolo dos gentios não concordou com a idéia, pois aquele jovem havia voltado do meio do caminho, na vez de anterior. Isso foi motivo para se separarem, apesar de terem continuado amigos.

b) Visitando as igrejas. Paulo e Silas partiram de Antioquia da Síria, de onde havia uma estrada que ia até Tarso e Ásia Menor. Portanto, nessa Segunda viagem, o apóstolo dos gentios viajou por terra, atravessou a Cilícia, região onde se situava Tarso, sua terra natal, (não há registro de que ele tenha realizado trabalhos missionários em sua cidade) , e seguiu direto para Derbe, Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, afim de fortalecer as igrejas.
Em Listra, encontrou Timóteo e levou-o também. Os três atravessam a região frígio-gálacia (região norte da Galácia) onde são “impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia” (Atos 16:6). Seguiram para Mísia e tentaram ir a Bitínia, “mas o Espírito de Jesus não permitiu” (Atos 16:7). Então, partiram para Trôade (16:8).

c) Trôade e Neápolis. Antiga Trôia da Ilíada de Homero. Nessa cidade, Paulo teve uma visão em que alguém lhe dizia: “Passa à Macedônia e ajuda-nos!” (16:9). Nessa localidade, Lucas se juntou à comitiva (16:10).navegaram para Neápolis, durante dois dias de viagem, e chegaram a Filipos.

d) Filipos. Colônia romana e uma das principais cidades da Macedônia. Com essa visita, Paulo fundou a primeira igreja européia. Ao entrar, assim, neste continente, ele se deparou com outra realidade. Os romanos seriam uma nova experiência para o seu apostolado.
Nessa cidade, ele organizou uma igreja na casa de Lídia, vendedora de púrpura (16:14, 15). Nessa ocasião, libertou uma adivinha da opressão maligna e foi, por isso, para a cadeia, juntamente com Silas. O resultado foi a conversão do carcereiro (16:33, 34). Os direitos dos dois, como cidadão romanos, foram desrespeitados de lá, partiram para Tessalônica, passando por Anfípolis e Apolônia (17:1).

e) Tessalônica e Beréia. Tessalônica era a principal cidade de Macedônia. Sua população era constituída de gregos, romanos e judeus. Como de costume, o apóstolo procurou uma sinagoga, para iniciar seu trabalho. Paulo só ficou três semanas nessa localidade, por causa da perseguição (17:2, 5). De lá, partiu para Beréia (v. 10).
Os berianos foram mais receptivos que os tessalonicenses e Paulo, na sinagoga, anunciou o Evangelho do Senhor Jesus. Como Beréia estava próxima de Tessalônica, não demorou muito, para que os mesmos judeus, os quais perseguiram o apóstolo, viessem também para aquela cidade. Assim, ele saiu às pressas e sozinho, indo para Atenas, deixando Silas e Timóteo naquela localidade (17:13 - 15).

f) Atenas. Paulo navegou para Atenas, o centro cultural do mundo grego. Lá, pregou para os filósofos estóicos e epicureus (duas escolas filosóficas muito em voga nos dias do apóstolo), e fundou uma igreja, como resultado dessa pregação, mas com um grupo muito pequeno.
De Atenas, partiu para Corinto (18:1). A maneira como Paulo descreveu o estado psicológico em que se encontrava, ao chegar naquela cidade (1 Co 2:1-5), mostra que a sua emoção ia além das palavras de Lucas, em Atos 17:32, 33.

g) Corinto. Era a capital da Grécia, naqueles dias, com uma população de, aproximadamente, 500 mil habitantes. Paulo permaneceu ali durante um ano e meio, onde ensinou a Palavra de Deus (18:11). Morou na casa de Áquila (judeu do Ponto e expulso de Roma, por determinação de Cláudio) e Priscila, sua mulher.
De Corinto, em 52 d.C., ele escreveu 1 Tessalonicenses (1 Ts 3:6). Em menos de um ano, ele enviou a Segunda carta para a mesma igreja.
De lá, foi para Cencréia, cidade portuária, de onde partiu para sua base (Atos 18:18), com breve parada em Éfeso, navegando, em seguida, rumo a Cesaréia, de onde seguiu para Jerusalém e depois Antioquia da Síria (18:22). É o fim da sua Segunda viagem.


4.3. Terceira viagem Missionária.

Capítulos de Atos 18:23 a 21:17.

Data: 54 a 58.

Período: + / - 4 anos

Participantes: Paulo, Lucas, Timóteo e Erasto.

Itinerário: Antioquia da Síria, Ásia Menor e Europa.

a) Éfeso. Paulo começou a terceira viagem a partir de Antioquia da Síria, como fez nas duas primeiras (At 13:2-4; 15:35-40; 18:23). Lucas omitiu detalhes dessa trajetória, até chegar a Éfeso.

1. Localização. Capital da Ásia Menor, era a cidade mais importante da região, pois localizava-se no cruzamento das rotas comerciais. Nela, encontrava-se o templo da deusa Diana, chamada pelos romanos de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

2. Primeiros discípulos em Éfeso. Por essa cidade havia passado Apolo (18:24) que foi instruído por Áquila (18:26). Paulo encontrou nela um grupo de 12 novos convertidos, que conheciam apenas o batismo de João (19:1-7).

a) Regresso de Paulo. Novamente, Paulo viaja para Corinto, onde passou três meses (20:3). Aos coríntios ele escreveu duas cartas. De Éfesio, a primeira; e a Macedônia, asegunda.
Nessa a carta aos Romanos, em 58 d.C., e a irmã Febe, de Cencréia, foi a portadora (Rm 16:1).
Na volta para Antioquia da Síria, por terra, visitou as igrejas da Macedônia (20:1,2), até chegar a Mileto, depois de passar cinco dias em Filipos.
De Mileto, mandou chamar os anciãos da igreja em Éfeso, pois tinha pressa, e queria chegar o mais rápido possível a Jerusalém, para a festa de Pentecoste (20:16). Na praia local, fez o célebre discurso de despedida (20:17-38). Depois, segue para Cesaréia, passando pela Fenícia, e, em seguida, chega à Cidade Santa, onde é preso pelos judeus (Atos 21:1-8, 27-36).


4.4. Quarta viagem Missionária.

a) Paulo é preso em Jerusalém. Isso aconteceu no templo (21:27). Ele se defendeu diante do povo (21:40 - 22:21) e do Sinédrio (22:30 - 23:10). É enviado para Cesáreia, onde se apresentou diante de Félix (23:23 – 24:1-27), Festo e Agripa II (25:22-26-32).

b) Viagem para Roma. Como Paulo apelou para César (25:11; 26:32), na condição de prisioneiro romano, partiu de Cesaréia com destino a Roma (27:1-2). Foi uma viagem muito difícil. Era inverno, e o navio naufragou em Malta, onde esteve três meses (28:1-11). Até que chegou à capital do Império em 62 d.C.

c) Epístolas de Roma. Da capital do Império, escreveu as seguintes cartas: Efésio, Colossenses e Filemom, em 62 d.C.; Filipenses, em 63 d.C. Entre 67 e 68, 2 Timóteo, após o incêndio de Roma, quando estava preso pela Segunda vez, durante a sua vida condicional. Em 64 d.C., escreveu da Macedônia: 1 Timóteo e a epístola a Tito.


V. Mapas Sobre as Viagens Missionária de Paulo.
Mapas:

1. Mapa sobre a Primeira Viagem de Paulo.
2. Mapa sobre a Segunda Viagem de Paulo.
3. Mapa sobre a Terceira Viagem de Paulo.
4. Mapa sobre de Paulo a Roma.

Paulo vai para a Galácia ( Primeira viagem missionária , At 13-14 ).
Enviados pela igreja de Antioquia ( At 13:1-3 ). Paulo e Barnabé foram para as cidades da Galácia, na Ásia Menor. As sinagogas judaicas naquelas cidades proporcionaram a Paulo uma oportunidade para pregar o evangelho. Algumas vezes, porém, encontrou oposição até mesmo das sinagogas.
Paulo vai para a Grécia ( Segunda viagem missionária, At 15:39-18:22 ).
Partino de Jerusalém, Paulo levou Silas consigo para visitar novamente as igrejas da Galácia. O jovem Timóteo juntou-se a eles em Listra. Juntos foram para Macedônia e Acaia, atual Grécia. Nessa viagem, o carcereiro de filipos foi salvo, os cristãos de Beréia examinavam diariamente as Escrituras ( At 17:11 ), Paulo pregou no Areópago em Atenas e então estabeleceu-se em Corinto durante um ano e meio.

Ásia e Grécia são revisitadas ( Terceira viagem missionaria, At 18:23-21:16 ).
Paulo visitou as igrejas da Galácia pela terceira vez e, então, permaneceu em Éfeso por mais de dois ano. Paulo viajou novamente para a macedônia e Acaia ( Grécia ), permanecendo ali três meses. Retornou à Ásia, indo pela Macedônia. Nessa terceira viagem, Paulo escreveu 1 Coríntios em Éfeso, 2 Coríntios na Macedônia e a Epístola aos Romanos em Corinto.
Indo para Roma ( Quarta viagem de Paulo, At 27:1- 28:16 ).
Em Jerusalém, após a sua terceira viagem missionária, Paulo discutiu com os Judeus que o acusavam de profanar o templo ( At 21:26-34 ). Ele foi posto sob custódia romana em Cesaréia durante dois anos, mas, depois de apelar para César, foi enviado por navio a Roma. Depois de deixar a ilha de Creta, os companheiros de Paulo naufragaram em Malta devido a uma forte tempestade. Três meses depois, ele finalmente chegou à cidade imperial.

Conclusão


Jesus disse que “o campo é o mundo” (Mt 13:38); “ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). O apóstolo Paulo declara que a raça humana está condenada (Rm 3:23). Diante disso, concluímos que a evangelização não é uma alternativa, mas uma questão de vida ou morte.
O campo não é a minha cidade e nem a sua, nem o meu Estado e muito menos o seu, e nem o nosso Brasil, mas sim o mundo.
O ministério de Paulo entre os gentios, suas viagens missionárias e as epístolas escritas, o tornam o maior herói do Cristianismo. Seus exemplos devem ser seguidos pelos obreiros (1 Co 11:1) e seus ensinos obedecidos por todos os cristãos. Suas idéias continuam vivas e atuais, porque foram inspiradas pelo Espírito Santo para sua igreja em todos os tempos e épocas.


Bibliografia


SOARES, Ezequias. Lições Bíblicas Jovens e Adultos. Atos o padrão para a igreja da última hora. 3° Trimestre de 1996. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ.

Bíblia Vida Nova. Revista e Corrigida. Edição de 1995. Editora Vida Nova. São Paulo SP.

ALLAN, Denis. O Livro de Atos. 2ª edição publicada em 1998. Estudos Bíblicos São Paulo SP.

SADLER, Daniel Vieira. Apostila de Novo Testamento. Seminário Betel. Rio de Janeiro RJ.

OLSON, Miss. N. Lawrence. Apostila de Missões. Instituto Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro RJ.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Revista e Corrigida. Edição 1995. CPAD. Rio de Janeiro RJ.

Bíblia de Estudo Plenitude. Revista e Corrigida. Edição 1995. Brasil. Barueri, SP.

IOMAEL, Sant`Anna. Compromisso Atos dos Apóstolos. 4ª Trimestre de 1997. Editora JUERP. Rio de Janeiro RJ.

IOMAEL, Sant`Anna. Revista Atitude Atos dos Apóstolos. 4ª Trimestre de 1997. Editora JUERP. Rio de Janeiro RJ.

Trabalho segundo a exigência da matéria de missologia, ensinada no Seminário de Teologia Emanuel.
Orientador professor AndersonDias Meyer



















Nenhum comentário: